Entrevista com a cantora e compositora Alexandra Revontulet

 



Alexandra Revontulet é uma cantora (mezzo-soprano), compositora e musicista russa, que criou a banda de metal sinfônica Revontulet (2008-2019), Rainheart Symphony (projeto de covers de música pop 2018-2019) e Alexandrite (atualmente é um projeto com músicas autorais e covers).

Eu ainda me recordo de quando ouvi pela primeira vez a música Eternal Autumn do single homônimo da banda Revontulet, em 2012. Eu pensei: “Uau, que voz. Quem é essa garota?”.

E daí por diante, minha paixão por Alexandra e seus trabalhos musicais aumentaram ainda mais (até hoje). Além da voz e do carisma, Alexandra compartilha com muito carinho e amor, um pouco de sua história pessoal e profissional em cada música autoral ou cover que faz no Youtube.

 

Links que você deve pesquisar posteriormente para conhecer ainda mais os trabalhos musicais de Alexandra


Youtube Revontulet: https://www.youtube.com/user/RevontuletBandRus

Youtube Alexandrite: https://www.youtube.com/channel/UCVNJ53fdYpUccWHxN3ebzGQ

Patreon: https://www.patreon.com/alexandritevoice

Facebook: https://www.facebook.com/alexandritevoice/

Instagram: www.instagram.com/alexandritevoice

Twitter: https://twitter.com/a_revontulet

VK: https://vk.com/alexandritevoice

Inaugurando em nosso blog a volta das entrevistas com cantoras do metal sinfônico nacional e internacional, é com muita honra que eu apresento a você essa entrevista concedida por Alexandra, em primeira mão a um blog brasileiro de música e literatura, o Lady Black Raven (que cumpre o papel agora do antigo blog Santuário do Metal).


Imagem de Alexandra em um clipe de música autoral. Fonte: Google



1-Obrigada por nos conceder essa entrevista, Alexandra. Faça uma pequena apresentação para o público brasileiro que ainda não conhece o seu trabalho musical.

Muito obrigada por me seguir por tanto tempo e por me convidar aqui, Raquel! Sou uma cantora e compositora do meu projeto Alexandrite. Nós criamos covers de músicas do gênero metal sinfônico e músicas originais e as lançamos em conjunto. Cada conjunto geralmente possui quatro músicas que descrevem o mesmo tema. Os temas podem variar desde os anos  80, 90 e estilos musicais, aos países de origem ou mesmo trilha sonora de um filme! No entanto, desde março do ano passado, estamos em “lockdown” e eu atendo os pedidos dos meus “patrons” e faço tudo (desde os preparativos às filmagens) sozinha em casa.

*patrons ou clientes são pessoas que investem musicalmente em um projeto artístico no site www.patreon.com.

2-Fale sobre o início de sua carreira musical: quando você descobriu essa relação tão profunda e íntima como a música? E como você construiu esse caminho musical?

Sou encantada pela música desde a infância. Eu ouvia muita música clássica, canções infantis soviéticas e contos de fadas musicais que meus pais tinham em vinil e fitas, embora eles próprios não fossem músicos. Eu queria aprender a tocar algumas peças clássicas como Moonlight Sonata de Beethoven, então comecei a aprender piano quando tinha 10 anos. Naquela época, eu já estava intrigada com um som mais pesado, em particular, uma música de um videoclipe que eu via algumas vezes na TV. Acontece que era Wicked Game da banda HIM. Eu o redescobri alguns anos depois e me tornei uma grande fã do metal sinfônico e gótico. Eu gostava especialmente de bandas finlandesas como The 69 Eyes, Nightwish, Apocalyptica, etc. Nessa época, comecei a escrever canções e a sonhar com minha própria banda. Aos 16 anos comecei a ter aulas de canto e, depois, a estudar produção de som e arranjo musical e, em alguns anos, montei minha primeira banda Revontulet.


Logo da primeira banda de Alexandra. Fonte: Site Spirit of Metal



3-Eu li em uma entrevista que você tem uma paixão pelo folclore finlandês. Pode nos contar um pouco mais sobre esse fato?

Eu não diria que estou interessada, especificamente, no folclore finlandês em si. Eu amo a música finlandesa, portanto, estou interessada na cultura finlandesa e, claro, o folclore faz parte disso. Eu acho que o folclore e as tradições são uma grande parte da cultura de cada país, então se você aprender sobre isso, poderá entender sua influência na arte contemporânea. Outra grande parte de qualquer cultura é o idioma e, é por isso, que estudei finlandês por alguns anos também.

 

4-Eu preciso confessar que sou poetisa e desde pequena, faço também algumas composições musicais baseadas em minhas poesias. Embora ainda precise estudar bastante, eu entendo o quão poderoso e mágico é o processo de compor, e mais ainda, o quanto esse processo pode ser libertador para um artista, que traz na essência de suas músicas, algo próximo ao que vive na realidade e que as pessoas podem ter uma identificação. Contudo, na sua opinião, qual é a parte mais fácil e mais difícil em um processo de composição? Como você começou a compor? Onde você busca inspiração em suas composições?

Uau! Tantas perguntas ao mesmo tempo e cada uma merece uma resposta detalhada!

Como mencionei antes, comecei a escrever minhas próprias canções quando tinha cerca de 13 ou 14 anos. Eu estava tão inspirada pelos meus músicos favoritos e queria ser como eles. Este é, na verdade, um dos poucos exemplos de um dos princípios de minha vida: se outro ser humano pode fazer isso, você pode, pelo menos, tentar fazer também. E descobri que não sou tão ruim nisso :)

Eu concordo totalmente com você que é um processo mágico! Especialmente quando é verdadeiramente inspirado. Porém, de onde vem a inspiração é a questão mais difícil para qualquer pessoa criativa. Acho que hoje em dia os neurocientistas podem ter uma resposta melhor!

Acho que vem das emoções que a música, os livros e os filmes me dão e, claro, vem da vida. Se a emoção for poderosa, ela pode inspirar uma música que escrevo em apenas algumas horas, então não há dificuldades nisso. Porém, se uma música nasce mais da minha mente do que do meu coração, a parte mais difícil é escolher cada passo seguinte. A melodia deve subir ou descer e até onde? Devo usar esta palavra ou aquela? Além disso, geralmente, as letras levam um pouco mais de tempo para escrever do que a música. E se estamos falando de todo o processo de produção, mixar é a parte mais difícil para mim.



1

Frase sobre o processo de composição de uma música


5-Eu conheci você através do projeto Revontulet, e por isso, gostaria de saber a origem dos nomes, as semelhanças e/ou diferenças entre os projetos musicais Revontulet, Rainheart Symphony e Alexandrite. De que forma cada uma dessas bandas mostra seu amadurecimento pessoal e profissional?

É aí que entra o interesse pelo folclore finlandês! O nome "Revontulet" é uma palavra finlandesa que significa aurora boreal, literalmente "Fogo da raposa". Há uma história folclórica finlandesa: uma raposa, no norte, corre na neve e varre o rabo para que faíscas voem para o céu; na antiga língua finlandesa, há uma palavra semelhante à palavra "raposa", mas que significa "fazer mágica". Portanto, Revontulet também pode ser referido como "Luzes mágicas". Este projeto foi dedicado exclusivamente à música original. Lançamos o álbum de estreia “Hear me” em janeiro de 2014. Então, decidimos gravar um videoclipe para a música chamada Rainheart, e não saiu como planejado para dizer o mínimo! Levei dois anos para terminar e lançar este vídeo. Colocamos o Revontulet em um hiato para que eu pudesse me recuperar do meu esgotamento e depressão, após "a busca" de filmar, editar e lançar o videoclipe. Conforme eu estava melhorando, começamos a tocar alguns covers, e isso, eventualmente se transformou em Rainheart Symphony.

Este nome, obviamente, vem do nome da música mencionada acima porque naquele ponto era a música que englobava tudo o que eu queria colocar na minha música e porque aprendi muito trabalhando no vídeo para ela. Lançamos nosso primeiro vídeo cover em abril de 2018. Naquele momento, eu queria manter nossas músicas cover e músicas originais em projetos separados, porque anteriormente pensei que teria tempo suficiente para os dois projetos, uma vez que me sentisse pronta para trabalhar neles. No entanto, agora eu sei quanto tempo realmente leva para criar esses videoclipes :) É por isso que eu decidi fundir esses dois projetos em um e nomeá-lo de Alexandrite.

Alexandrite é uma pedra preciosa extremamente rara que foi descoberta originalmente na Rússia, no século 19 e batizada em homenagem ao Czar Alexandre II. É uma joia camaleônica, é verde à luz do dia e vermelha à luz incandescente. Por causa disso, às vezes é até chamada de "esmeralda de dia, rubi à noite". Outro fato engraçado sobre a alexandrita é que ela é considerada uma pedra de nascimento para junho, o mês em que nasci :) E, claro, parece muito com o meu próprio nome :) Eu queria que o nome desse projeto se parecesse com o meu nome para possuí-lo totalmente e abraçar a responsabilidade que vem com ele. Acredito que esta joia é um símbolo perfeito para este projeto e a música que se metamorfoseia do metal ao clássico, de covers a canções originais, de baladas alegres a riffs sombrios e uptempo. Tocamos nosso primeiro show online em 24 de agosto de 2019 e, em seguida, lançamos videoclipes para nossas novas canções originais que formaram o EP chamado “Songs of Summer”.


A música Summer Lullaby faz parte do projeto de músicas originais de Alexandra

6-Em seu projeto Rainheart Symphony, eu assisti a alguns vídeos de covers de música pop. Gostaria de saber até que ponto, as suas aulas de música clássica ou mesmo a sua voz mezzo-soprano podem ajudar a transitar no estilo pop? Como você consegue adaptar sua voz para cantar pop?

Existem muitos mitos e equívocos sobre o canto clássico, então deixe-me esclarecer algumas coisas primeiro. Algumas pessoas se referem a termos como “soprano” ou “mezzo-soprano” (ou qualquer outro tipo de voz) como uma conquista significativa ou um sinal de educação musical-clássica. No entanto, é apenas um tipo de voz - nada mais. Não diz nada sobre as técnicas que um cantor usa ou quão bem ele canta, e certamente, não pode te ajudar de forma alguma por si só. No mínimo, uma voz mais baixa (especialmente feminina) é mais inconveniente em nossa tradição cultural, porque é mais rara e, portanto, há músicas muito mais populares na música clássica e popular que são escritas para vozes altas (por exemplo, sopranos e tenores). Portanto, as pessoas com vozes mais baixas precisam transpor a música para tons mais confortáveis. Isso leva a uma espécie de luta mental para muitos cantores mais jovens (eu mesmo senti e já vi isso muitas vezes com meus alunos), parece-lhes que eles não são capazes o suficiente se não conseguem atingir uma certa nota alta em uma música quando, na realidade, não foi escrita para o tipo de voz deles.

Outro mito é que se você puder cantar música clássica, pode cantar tudo. Isso simplesmente não é verdade e você pode ver porque, se parar um momento para pensar sobre isso. Imagine uma dançarina de balé clássico. Elas serão capazes de dançar break quando tudo que aprenderam são piruetas e lonas? Provavelmente não. O mesmo se aplica ao canto. Embora o treinamento clássico seja ótimo para aprender suporte de respiração, ressonância e voz mista, existem muitas técnicas que simplesmente não existem em uma escola clássica. Algumas técnicas contemporâneas, como som vocal ou sopro, são consideradas absolutamente inaceitáveis ​​no canto clássico.

Portanto, leva muito tempo para aprender todas essas coisas e mudar sua “memória muscular clássica” para algo novo. Trabalho nisso há anos e ainda recebo comentários que dizem algo sobre meu canto clássico, embora não o use há muito tempo. Eu até fiz o  conteúdo “Classical Arias” para que as pessoas pudessem ouvir como minha voz clássica soa.

7-O que eu acho interessante é que em cada vídeo compartilhado no Youtube, você tem um cuidado especial em introduzir a importância ou a história dessa música em sua vida. Se você pudesse eleger uma composição autoral e um cover que representasse quem você é, quais seriam essas canções.

Para ser justa, não tento falar apenas sobre a importância pessoal da música, mas também sobre os fatos e a história da própria música. Acredito que ambas as partes são importantes para entender o que eu queria incorporar. No entanto, não acho que qualquer obra de arte possa representar totalmente quem é o autor como pessoa ou como artista. Se isso fosse possível, provavelmente não faríamos nada depois que essa criação fosse concluída. Todos elas são apenas peças diferentes de um grande quebra-cabeça. Por enquanto, aqueles que têm "lados mais complexos" são provavelmente Rainheart e Wither.

8-Você tem uma criatividade que vai além da música. Fiquei impressionada com o vídeo que você explica como construiu o telúrio. Então eu suponho que goste de criar coisas. A pergunta é: além de cantar, tocar e compor, que outros hobbies ocupam seu tempo livre?

Oh, um problema que eu definitivamente não tenho é ocupar meu tempo :) A música é meu sustento e leva todo o meu tempo. Você está certa, eu gosto de fazer coisas. No entanto, todos esses projetos são para meus vídeos, então eu também não os chamariam de hobbies. Nas raras ocasiões em que tenho algum tempo livre ou quero recarregar as baterias, geralmente assisto algumas séries de TV (em inglês, para manter minhas habilidades no idioma atualizadas) ou no YouTube (principalmente conteúdo educacional e tutoriais) ou jogo Hearthstone ou The Sims (eu não tive tempo para isso no ano passado, mas retomei nas últimas semanas).

 

9-Qual o sonho que você ainda precisa realizar dentro do cenário musical?

Há muitas coisas: eu absolutamente não me importaria de ter um milhão de visualizações no YouTube, por exemplo :) No entanto, eu me concentro no processo, em vez de alguns marcos ambíguos. Portanto, a resposta é apenas fazer mais música na esperança de trazer um pouco de luz para a vida de outras pessoas.

10-Deixe uma mensagem para seus fãs brasileiros.

Meu querido povo do outro lado do oceano! :) Sei que existem muitos amantes do metal em seu país, frequentemente recebo comentários com saudações calorosas do Brasil. Também sei que a pandemia atingiu muito o Brasil. Então, se você está lendo isso, por favor, fique seguro e cuide de sua saúde física e mental nestes tempos difíceis. Essas são as coisas mais importantes que temos. Espero que superemos isso logo e terei a chance de visitar seu maravilhoso país um dia!

Mensagem de Alexandra para seus fãs brasileiros


Muito obrigada pela entrevista, continue sempre espalhando no mundo a sua voz encantadora e sua música! Sempre será um prazer enorme poder saber até onde seus sonhos são capazes de chegar nesse mundo!






You can also read the interview in English

Alexandra Revontulet is a Russian (mezzo-soprano) singer, songwriter and musician, who created the symphonic metal band Revontulet (2008-2019), Rainheart Symphony (pop music cover project 2018-2019) and Alexandrite (currently a project with authorial songs and covers). 

I still remember when I first heard the song Eternal Autumn from the single by the band Revontulet, in 2012. I thought, “Wow, what a voice. Who is this girl?". 

And from then on, my passion for Alexandra and her musical works increased even more (until today). In addition to her voice and charisma, Alexandra shares with a lot of affection and love, a little of her personal and professional history in each authorial song or cover she makes on Youtube. 

Opening on our blog the return of interviews with singers of national and international symphonic metal, it is with great honor that I present to you this interview granted by Alexandra, first hand to a Brazilian blog of music and literature, Lady Black Raven (who fulfills the role now of the old blog Santuário do Metal). 

1- Thank you for giving us this interview, Alexandra. Make a small presentation for the Brazilian audience that still doesn't know your musical work. 

Thank you so much for following me for such a long time and for inviting me here, Raquel! I'm a singer-songwriter and arranger for my project Alexandrite. We create Symphonic Metal covers and original music and release them in sets. Each set usually has four songs outlining the same theme. The themes may vary from years of release (80s, 90s) and musical styles to countries of origin or even soundtrack for a film! However, since last March, we’re in lockdown and I take requests from my patrons and do everything (from arranging to filming) myself at home.

 

2- Talk about the beginning of your musical career: when did you discover this relationship as deep and intimate as music? And how did you build this musical path? 

I’ve been enchanted by music since early childhood. I listened to lots of classical music, soviet children’s songs, and musical fairy tales which my parents had on vinyl and tapes even though they weren’t musicians themselves.  I wanted to learn to play some classical pieces like Moonlight Sonata by Beethoven so I started learning the piano when I was 10 years old. By that time, I was already intrigued by a heavier sound, in particular one song from a music video that I’d seen sometimes on TV. As it turned out it was Wicked Game by HIM. I rediscovered HIM a few years later and became a huge Gothic and Symphonic Metal fan. I especially liked Finnish bands like The 69 Eyes, Nightwish, Apocalyptica, etc. Around that time, I’ve started writing songs and dreaming of my own band. At the age of 16, I started taking singing lessons and then studying sound production and music arrangement, and in a couple of years, I gathered my first band Revontulet.

 

3- I read in an interview that you have a passion for Finnish folklore. Can you tell us a little more about this fact? 

I wouldn’t say I’m interested specifically in Finnish folklore per se. I love Finnish music, therefore, I’m interested in Finnish culture and, of course, folklore is a part of it. I guess folklore and traditions are a big part of every country's culture, so if you learn about it you can understand its influence on contemporary art. Another huge part of any culture is language and that’s why I studied Finnish for a couple of years as well.

 

4- I need to confess that I am a poet and since I was little, I also make some musical compositions based on my poetry. Although I still need to study a lot, I understand how powerful and magical the writing process is, and even more, how liberating this process can be for an artist, who brings in the essence of his music, something close to what we live in reality and that people can have an identification. However, in your opinion, what is the easiest and most difficult part of a songwriting process? How did you start composing? Where do you look for inspiration in your compositions? 

Wow! So many questions at once and each one deserves a detailed response!

As I mentioned before, I started writing my own songs when I was around 13 or 14 years old. I was so inspired by my favorite musicians, and I wanted to be like them. This is actually one of a few examples of one of my life principles: if another human being can do it you can at least try to do it, too. And it turned out that I’m not that bad at it :)

I absolutely agree with you that it’s a magical process! Especially when it’s truly inspired. Though, where inspiration comes from is the most difficult question for any creative person. I guess, nowadays neuroscientists can have a better answer!

I think it comes from the emotions that music, books, and movies give me, and of course it comes from life. If emotion is powerful it can inspire a song that I write only in a couple of hours, so there are no difficulties there. However, if a song is born more from my mind than my heart, the most difficult part is choosing each next step. Should the melody go up or down, and how far? Should I use this word or that? Also, generally, lyrics take a little bit more time to write than music. And if we're talking about the whole production process, mixing is the most difficult part for me.

 

 

5- I knew you through the Revontulet project, and therefore, I would like to know the origin of the names, the similarities and /or differences between the musical projects Revontulet, Rainheart Symphony and Alexandrite. How does each of these bands show your personal and professional maturity? 

 

That’s where the interest in Finnish folklore comes in! The name "Revontulet" is a  Finnish word meaning Northern Lights, literally "Fox Fire''. There is a Finnish folk story: a fox in the north runs on the snow and sweeps its tail so that sparks fly off into the sky. Moreover, in the old Finnish language, there is a word resembling the word "fox", but meaning "to make magic". Thus, Revontulet can be referred to as "Magic Lights'' too. This project was dedicated solely to original music. We released the debut album “Hear me” in January of 2014. Then we decided to film a music video for the song called Rainheart, and it didn’t go as planned to put it mildly! It took me two years to finish and release this video. We put Revontulet on hiatus so that I could recover from my burnout and depression after "the quest" of filming, editing, and releasing the music video. As I was getting better, we began playing some covers, and that eventually turned into Rainheart Symphony. 

This name, obviously, comes from the name of the above-mentioned song because at that point it was the song that encompassed everything that I want to put into my music and because I’ve learned so much working on the video for it. We released our first cover video in April of 2018. At that moment, I wanted to keep our cover songs and original music in separate projects, because I previously thought that I would have enough time for both projects, once I would feel ready to work on them. However, now I know how much time it really takes to create these music videos :) That is why I’ve decided to merge these two projects into one and name it Alexandrite. 

Alexandrite is an extremely rare gemstone that was originally discovered in Russia in the 19th century and named in honor of  Czar Alexander II. It is a chameleon gem, it's green by daylight and red by incandescent light. Because of this, sometimes it's even called “emerald by day, ruby by night.” Another fun fact about alexandrite is that it's considered to be a birthstone for June, the month I was born in :) And, of course, it sounds a lot like my own name :) I wanted the name of this project to resemble my name to fully own it and embrace the responsibility that goes with it. I believe that this gem is a perfect symbol for this project and the music that metamorphoses from metal to classical, from covers to original songs, from blissful ballads to dark uptempo riffs. We played our first online show on August 24, 2019, and then released music videos for our new original songs that formed the EP called “Songs of Summer”.

 

6- In your Rainheart Symphony project, I watched some videos of pop music covers. I would like to know to what extent, can your classical music lessons or even your mezzo-soprano voice help you move through the pop style? How can you adapt your voice to sing pop? 

There are lots of myths and misconceptions about classical singing, so let me clarify some things first. Some people refer to terms like “soprano” or “mezzo-soprano” (or any other type of voice for that matter) as some significant achievement or a sign of classical musical education. However, it’s just a voice type - nothing more.  It doesn’t say anything about the techniques a singer uses or how well he or she sings, and it surely can’t help you in any way by itself. If anything, a lower voice (especially female) is more inconvenient in our cultural tradition, because it’s rarer and, therefore, there are way more popular songs both in classical and popular music that are written for high voices (e.g. sopranos and tenors). So people with lower voices have to transpose music to more comfortable keys. This leads to a kind of a mental struggle for many younger singers (I felt it myself and have seen it many times in my students), it seems to them that they are not capable enough if they can’t reach a certain high note in a song when in reality it just wasn’t written for their voice type.

Another myth is that if you can sing classical you can sing everything. That’s just not true and you can see why if you take a moment to think about it. Imagine a classical ballet dancer. Will they be able to breakdance when everything they've learned is pirouettes and plies? Probably not. The same applies to singing. While classical training is great to learn breath support, resonance, and mixed voice, there are many techniques that just don’t exist in a classical school. Some contemporary techniques like vocal fry or breathy tone are considered absolutely unacceptable in classical singing.

So it takes a long time to learn all these things and switch from your “classical muscle memory” to something new. I've been working on it for years and I still get comments that say something about my classical singing, even though I haven’t been using it for a long time. I even made the “Classical Arias” set so people could hear how my actual classical voice sounds.

 

 

7- What I find interesting is that in each video shared on Youtube, you take special care to introduce the importance or history of this song in your life. If you could choose an authorial composition and a cover that represents who you are, what those songs would be? 

To be fair, I not only try to talk about the personal importance of the song but also about the facts and the history of the song itself. I believe both parts are important for understanding what I wanted to embody in any particular piece. However, I don’t think that any piece of art can fully represent who the author is as a person or as an artist. If that were possible, we probably wouldn't make anything after such a creation was complete.  They all are just different pieces of one big puzzle. For now, the ones that have more “complex sides” are probably Rainheart and Wither.

 

 

8- You have a creativity that goes beyond music. I was impressed with the video that you explain how you built the Tellurion. So I suppose you like to create things. The question is: besides singing, playing and composing, what other hobbies occupy your free time? 

Oh, one problem that I definitely don’t have is occupying my time :) Music is my livelihood, and it takes all of my time. You’re right, I like making stuff. However, all these projects are for my videos, so I wouldn’t call them hobbies either. On the rare occasion that I have some free time or want to recharge I usually watch some TV series (in English, so I can keep my language skills fresh) or YouTube (mostly educational content and tutorials) or play Hearthstone or The Sims (I didn’t have any time for that last year, but I’ve taken it up again in the last couple of weeks).

 

9- What dream do you still need to fulfill within the music scene? 

There are lots of things, I absolutely wouldn’t mind having a million views on YouTube, for example :) However, I focus on the process rather than on some ambiguous milestones. So the answer is just making more music in hopes that it will bring some Light into other people’s lives.

 

10- Leave a message for your Brazilian fans. 

 My dear people across the ocean! :)  I know that there are many metal lovers in your country, I often get comments with warm greetings from Brazil. I also know that the pandemic has hit Brazil very hard.So if you’re reading this, please, stay safe and take care of your physical and mental health in these difficult times. These are the most important things that we have. I hope we will get through this soon and I’ll have a chance to visit your wonderful country one day!

Thank you very much for the interview, keep spreading your charming voice and your music in the world! It will always be a great pleasure to be able to know how far your dreams are able to reach in this world!


Postar um comentário

0 Comentários